28/07/2024 às 00:04

Fotografia e a Celebração da Beleza das Mulheres de Todas as Idades

112
3min de leitura

Na virada de 2020 para 2021, no meio da pandemia de Covid-19, resolvi ampliar meu estúdio fotográfico no Rio de Janeiro e oferecer a mulheres de todas as idades, especialmente às acima dos 40 anos, a experiência de serem fotografadas em um estúdio profissional com clima de editorial de moda.

Hoje, passados três anos desde o início desse processo, entendo que essa decisão era algo muito pessoal para mim e que me modificou profundamente. A Dani de 2024 é completamente diferente da de 2020. Aliás, sempre foi assim: da fotografia experimental, aos casamentos, partos, bebês, famílias e crianças, até chegar às mulheres 40+. Meu trabalho sempre foi um reflexo dos meus momentos de vida.

Sinto que nós, mulheres, muitas vezes nos esquecemos no caminho. Vida profissional, casamento, filhos… tudo toma um espaço tão enorme que nós mesmas não cabemos mais ali. Foi assim comigo, com muitas amigas e clientes com quem tenho a sorte de trocar experiências.

Um dia, fomos jovens mulheres que jogaram toda sua energia em diversas demandas da vida, sem freio ou limite, e, de repente, nos vemos com 40 anos ou mais, nos sentindo invisíveis, sem saber quem somos, com a sensação de que pouco poderemos experimentar pela frente. É o que nos fazem acreditar.

Quase tudo o que vemos na mídia e a exposição excessiva de fotos de mulheres jovens associadas à alegria e vitalidade contribuem para que isso aconteça. No mundo contemporâneo, a vez e a voz são frequentemente atribuídas à juventude, o que faz o processo de envelhecimento ser duríssimo, especialmente para nós, mulheres.

Hoje, meu trabalho me dá uma pequena chance de mudar essa percepção e, de alguma forma, incentivar mulheres maduras a se enxergarem em toda sua força. Nós somos experientes demais para não sermos ouvidas e bonitas demais para não sermos celebradas. Podemos, sim, começar novos projetos, viver plenamente, sentir desejo e voltar o olhar para nós mesmas.

Não existe nenhum motivo razoável para termos vergonha da nossa idade, das marcas do tempo e de tudo que somos e vivemos. Acredito profundamente que podemos mudar a forma como o mundo nos define, e isso começa com a forma como nos vemos e nos apresentamos, inclusive em fotografias.

A exposição da beleza das mulheres maduras na mídia é um passo essencial para reverter esse quadro de invisibilidade. Quando vemos mulheres de todas as idades representadas em campanhas publicitárias, filmes, programas de TV e nas redes sociais, começamos a redefinir o que significa ser bela e valiosa.

Hoje, fotografo mulheres de todas as idades que acreditam que essa experiência no estúdio vai muito além de ter belas fotos. Nossos ensaios são ferramentas de redescoberta, de ganho de autoconfiança e de aceitação. Somos maravilhosas também pelo tempo e por tudo que já vivemos.

Juntas, podemos mudar a forma como o mundo nos vê e, mais importante, como nos vemos. Beleza não tem idade. Vamos celebrar nossa jornada e inspirar outras mulheres a fazerem o mesmo. Porque somos, sim, bonitas demais e há muita vida pela frente.

Me siga também no Instagram para acompanhar a evolução do Projeto 40+, que está em sua quarta edição. Até o final de 2024 serão 160 mulheres fotografadas nesse formato: @danijustusfotografia


28 Jul 2024

Fotografia e a Celebração da Beleza das Mulheres de Todas as Idades

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

belezanãotemidade empoderamentofeminino ensaioemestúdio projeto40mais retratosfemininos

Logo do Whatsapp